quarta-feira, 26 de maio de 2010

Privatização do blog...

Tal como aconteceu à 2 anos atrás ao nosso blog "Pézinhos", também este vai ser tornado privado.
A casa vai começar a ganhar contornos e não me agrada a excessiva exposição que tem um blog partilhado na Net. Por outro lado agrada-me saber quem por aqui passa ;).
Dito isto e caso queiram continuar a acompanhar-nos, deixem o vosso e-mail ou enviem-no para martaines321@gmail.com, para que eu vos envie um convite posteriormente.
Esta semana ainda vamos continuar por "aqui" aos olhos de todos!!!
Boa semana.

sábado, 22 de maio de 2010

Final da 10.ª Semana...

Esta semana a cave ficou pronta a receber o betão, para aí sim vermos erguer os pilares e finalmente a laje (parte maciça, parte aligeirada com caixa de ar) do R/C.

A Cofragem do muro lateral de sustentação de terra também ficou concluída e receberá o betão na mesma altura que a cave.

Uma das partes que mais nos preocupava já está feita: Impermeabilização das paredes em contacto com a terra. Foi colocada com pistola de pressão uma tinta preta cujo nome desconheço e depois tela pitonada. No fundo (antes de colocar a terra), foi colocada "brita" e ainda tubo geodrenante para que as águas possam circular e claro escoar.
Não vejo a hora de ver a casa de pé...

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Já temos 3 paredes!!!

Hoje ao fim do dia passei na obra e para grande alegria nossa já estão de pé as paredes de betão da cave!


As Oliveiras...


Já têm folhinhas!!!
Transplantação bem sucedida não há dúvidas!!! :)

domingo, 16 de maio de 2010

Final da 9.ª Semana...


A colocação de ferro na cave está quase concluída, temos ferro de 10, 12 e 16, consoante a viga ou parede em questão.
Confesso que até ter visto o nosso projecto e principalmente até vê-lo a ser posto em prática, não tinha noção da complexidade da estrutura/esqueleto de uma casa. Cada viga está numerada, tem dimensões, diâmetro e número de ferro especifico.
Também as cofragens da cave estão praticamente concluídas, pelo que não deve demorar muito para vermos as primeiras paredes da nossa casa de pé!!!!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Letras em Aço Inox...

A ideia inicial (e possivelmente a final) era escrever "Casa do Grou" em letras em aço inox. Mas depois de descobrir o que é um grou fiquei com vontade de o "acrescentar" ao nome... Qualquer coisa deste género....
Para já, e uma vez que tenho muito tempo, fica apenas a ideia.
Daqui a uns meses voltarei ao assunto...

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ferro e Cofragens...

Voltamos aos trabalhos do ferro e iniciaram hoje as cofragens da cave.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Última noticia do dia...

Chegaram as madeiras para as cofragens!
Ontem tentaram vir mas o terreno estava tão enlameado que não conseguiram entrar...

É o que eu digo, maldita chuva e também maldita nascente de água que decidiu passar mesmo por baixo da nossa casa... Oh God...

Tudo parado...

Com este tempo incerto o mais certo é a casa ficar pronta em 2012.
Estou furiosa, tinha de ser logo no ano em que precisamos de tempo seco, que a chuva decide compensar uma década de seca...
Que porcaria... (já disse que estou furiosa???)

domingo, 9 de maio de 2010

Escolha da Pedra...

Esta semana aproveitei para dar uma "olhadela" às pedras para colocar nos muros, parede da fachada principal, churrasqueira, duche exterior e murete de apoio ao jardim.
Acho que a escolha está feita, o Sr Vendedor diz que é Xisto claro, o António acha que é Grauvaque, mas nomes à parte é linda e acho que vai ficar ainda mais LINDA depois de aplicada.


Vendem a pedra pronta a aplicar, escolhemos um bloco grande e depois cortam-na com a medida que quisermos. É aplicada empilhando as "pedras" umas nas outras pois são cortadas de forma a ficarem perfeitamente encaixadas umas nas outras. O preço ronda os 15€/m2 (o mesmo que para a pedra Calcária). Se quisermos painéis para algumas zonas (paredes da casa por exemplo) também fazem, mas como é óbvio o preço triplica.

Ferro e Betão...

Nesta semana foram abertas as fundações, foi colocado o ferro na sua base e posteriormente encheram-se com betão.
Infelizmente o mau tempo voltou... não sei até que ponto vai condicionar a evolução da obra nesta semana que vem...

Se tudo correr como previsto, esta semana é colocado o ferro em falta e é feita a cofragem, para (aí sim) ficarmos com parte da nossa casa "de pé".

Ficam fotos da altura em que o betão foi colocado nas fundações da casa (3 de 24 camiões de Betão)


Acabei por não tirar fotos nenhumas no fim-de-semana pois estava tudo enlameado...

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Já temos água!!!

Hoje já ficou instalado o contador da água.

Esta semana começaram a abrir as fundações e a colocar o ferro (não sei o termo técnico para isso) para depois encher com betão.

Fotos só Sábado quando o A. voltar de viagem, até porque agora não há nada de importante a registar (a não ser os buracos das sapatas que são ENORMES :))
NOTA: Respondendo à questão da "Carla" no último post: Sim, nós demos nome à casa. A única coisa que iremos fazer é colocar no muro da entrada o nome "Casa do Grou" em letras de INOX. E possivelmente informaremos também nos correios locais. Tanto quanto sei não existe qualquer regra em relação a este assunto...